sábado, 30 de abril de 2011

Cisto na Mama



Estava na página das Blogueiras Unidas, li o relato da Ly Mello e fiquei encorajada a falar sobre o que aconteceu comigo.

No sábado de Carnaval, como não iria viajar, fui fazer meu ultrassom de tireóide, mama e transvaginal, quando estava com o aparelho na mama, notei que a médica estacionou em um ponto, em um só ponto.
E o diagnóstico: um cisto 10x9x7.
Não consegui concluir os outros exames, meu desejo era sair dali, dirigi até minha casa e confesso que não lembro nem como cheguei, minha mão tremia no volante, suava e adormecia.

O que, até aquele incidente, eu não sabia era que o diagnóstico de cisto é ótimo dentre os demais que podem referir-se à mama. Seria difícil se fosse nódulo. Há uma distinção entre cisto e nódulo, o último pode ser maligno ou benigno, mas o cisto na maioria das vezes é benigno, mas, como disse, é na maioria das vezes, ainda há possibilidades.

Porém, até eu descobrir isso, eu sofri, emagreci, adoeci, chorei e até antecipei a viagem de volta da minha mãe que estava no Rio.

No fim, deu tudo certo.
Fui à três médicos ginecologistas e pedi opiniões, raciocinei, esfriei a cabeça.

Fiz a biópsia e  a pior coisa que existe é esperar pelos terríveis 10 dias, e no fim, deu tudo mais que certo.
Negativo para células neoplasicas.

Namorido, mãe e amigas me ajudaram, meu assunto era só esse, e agradeci a todos por isso.
Estar perto de quem nos ama é importante.

Hoje não tenho mais nada, aspirei o cisto, e mais nada restou.

Espero ter ajudado outras mulheres de carne, gordurinha e osso como eu.
Diagnostico de cisto na mama não precisa se desesperar, na mairoria das vezes é benígno.
Uma boa noite.
Lili

3 comentários:

Ly Mello disse...

Oi Lili, acho que o maior problema é o medo! Tem gente que tem medo de fazer exames e diagnosticar alguma coisa ruim, mas não pensa que pode evitar o pior sendo prudente, né?
Beijocas.

Paparico Pop disse...

Olá Lili!!!

O que a Ly falou é verdade, muitas vez o medo é o pior inimigo nessa luta.

Agora falando do seu blog, me identifiquei bastante vendo outros posts.

Primeiro, tb tenho um amor profundo por animais, meu caozinho viveu 21 anos e agora adotei outro.

Qto a dieta, aiai... Já pesei 120kg, e foi uma luta emagrecer. Fiwuei muito magra, com 58 e hj já recuperei pelo menos 10 e como é difícil recomeçar, né??? Tô aqui naquela fase: Amanhã eu começo!! Hehehe
Bjaão

Ah, sou do BU!

Ale

Margarete disse...

Oi Lili, vim BU e li seu relato, também tive esse problema mas pra evitar ter de fazer exames a cada 6 meses para acompanhar o cisto resolvi juntamente com o meu mastologista retirá-lo, e foi a melhor coisa que fiz, mas até chegar a essa conclusão sofri demais pensando que pudesse ser algo pior, hoje depois de mais de 10 anos, ainda me lembro daquele período, foi horrível.
Graças á Deus pra você tammbém passou.
Grande beijo.